white animal skeleton on black textile

Escola da Coluna

QUAL A SUA POSTURA NO DIA A DIA?

Uma boa postura deve ser funcional: deve representar harmonia entre músculos, articulações e esqueleto a fim de proteger a coluna de lesões e deformidades que ocasionam desconforto, dor e fadiga.

Nesse sentido, a postura ideal é aquela em que a coluna fica em posição neutra, onde é possível manter as costas eretas, ombros e queixos paralelos ao chão e contrair sutilmente a musculatura abdominal.

Você apresenta alguma dificuldade para obter a postura ideal no dia a dia? Utiliza o colchão e o travesseiro corretos no momento de dormir? Preocupa-se com a forma que se abaixa, levanta, senta e carrega bolsas e mochilas?

Saiba que a boa saúde da coluna depende muito das atitudes posturais adotadas pelas pessoas cotidianamente, sejam em atividades relacionadas ao trabalho, na realização de tarefas domésticas, uso de computadores, dentre outras situações corriqueiras.

No entanto, para conseguir obter uma postura adequada é fundamental ficar atento aos cuidados necessários para prevenir lesões e dores que podem levar a perda ou diminuição da qualidade de vida.

Afinal, problemas na coluna vertebral podem evoluir para quadros mais graves e por isso devem ser diagnosticados precocemente e tratados sempre que necessário por um profissional qualificado.

E ninguém melhor para fazer reajustes na coluna, amenizar dores e diminuir a restrições de movimento do que um Quiropraxista.

A POSIÇÃO IDEAL PARA DORMIR

Cuidar da posição de dormir é essencial para acordar bem disposto e preparado para enfrentar a carga de trabalho e desempenhar tarefas habituais do cotidiano.

Isso porque, no momento do sono, a nossa coluna tem a capacidade de se regenerar de toda a exposição que sofreu ao longo do dia.

Ela trabalha no sentido de absorver todos os nutrientes fundamentais (especialmente o oxigênio) para manter-se em pleno funcionamento no dia seguinte.

Sendo assim, a melhor posição para dormir é a lateral e de barriga para cima:

– De lado, mantendo as pernas flexionadas e de preferência com um travesseiro entre as pernas, com o queixo sempre elevado e a coluna reta.

– Barriga para cima, mantendo as pernas semi-flexionadas com o apoio de um rolo macio, e com um travesseiro fino que sutente ligeiramente a lordose cervical

O COLCHÃO CORRETO

Escolher bem o colchão para dormir é importantíssimo, afinal passamos o equivalente a um terço de nossas vidas dormindo e, para qualidade do sono, o correto posicionamento da coluna, um colchão de qualidade faz toda a diferença.

Estudos científicos comprovaram que o colchão mais adequado para dormir precisa ser:

– Rígido e possuir densidade superior a 45;
– Deve seguir o alinhamento natural da coluna vertebral;
– Tem que garantir a distribuição da pressão pelo corpo de maneira totalmente uniforme.

Um bom colchão ergonômico que promove uma excelente postura ao dormir costuma relaxar os músculos e fornecer uma noite de sono agradável e muito mais saudável.

O TRAVESSEIRO CORRETO

Um travesseiro ruim pode ser responsável pelo adormecimento de braços e mãos, dores de cabeça, no pescoço, no ombro, insônia e até mesmo dores na coluna cervical.

Portanto, para evitar esse tipo de problema é preciso:

– Escolher um travesseiro que crie um encaixe entre o pescoço, na distância ideal do ombro a cabeça, permitindo a distribuição do peso e o perfeito alinhamento da coluna.

USO DO COMPUTADOR

O uso do computador é um dos principais fatores que desencadeiam problemas na coluna cervical, superando inclusive a incidência de problemas lombares.

Por isso, é necessário ter muito cuidado com a postura no momento de utilizar o computador, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente.

O ideal é:

– Manter o monitor aproximadamente a 70 cm de distância ao nível dos olhos e do rosto;
– Utilizar uma cadeira que possua encosto e braços para apoiar tanto a região lombar quantos os antebraços, procurando sempre manter as mãos e os punhos retos e alinhados ao teclado;
– Além disso, os joelhos e quadris devem fazer uma flexão de 90º e os pés devem ficar totalmente apoiados no chão ou em um apoio devidamente ajustado.

LEVANTAMENTO DE PESO

Para manter uma postura correta ao levantar objetos pesados, o recomendável é:

– Manter as costas retas, com os joelhos dobrados, braços próximos ao corpo, impulsionando o corpo sempre para cima;
– Evitar dobrar o corpo para pegar algo no chão que seja extremamente pesado, pedindo ajuda sempre que necessário.

Carregar bolsas e mochilas é muito comum, pessoas de todas as idades fazem isso todos os dias, mas poucos realmente se importam com as possíveis consequências de um simples hábito que parece inofensivo a saúde.

Para evitar dores musculares, nas articulações e lesões na coluna cervical, é possível tomar as seguintes precauções:

– Equilibrar o peso. O ideal é que não ultrapasse 10% do peso corporal (para mochila) e 2 kg (para bolsa);
– Utilizar sempre as duas alças para evitar sobrecarga em apenas um ombro. Reajuste-as de acordo com o volume e peso a ser carregado;
– Priorizar a utilização de bolsas longas e ajustáveis, cruzando-as pelo ombro em direção a cintura.

CARREGANDO BOLSAS E MOCHILAS